MDL apoiará as convocatórias da AGAL e da Mesa e, aliás, realiza um chamamento à unidade de todos os grupos que defendem o Português galego.
Mais um ano no Dia das Letras surgem diferentes actividades por toda a Galiza. O Movimento Defesa da Língua decidiu este ano, como noutras ocasiões, apoiar e estar presente nos diferentes eventos que se irão desenvolver.
Por um lado, participará activamente na I Festa da Língua da vila de Marim, em colaboração com a associaçom cultural Almuinha e, mais um ano, como é já habitual, no Mês da Língua de Alto Minho na cidade de Lugo. Também este ano participaremos nos actos organizados pela Gentalha do Pichel, A Fouce de Ouro, Henriqueta Outeiro, AGAL e Casa Encantada em Compostela, actividades em que a figura de Carvalho Calero terá um lugar de destaque. E ainda, lembrarmos a convocatória do II Dia do Orgulho Lusista e Reintegrata, em que estamos envolvidos, nexo de união entre o Dia das Letras e o Dia da Lusofonia.
Por outro lado, após a análise da situação actual, em que este ano não houve consenso entre os diferentes colectivos que defendemos o Galego ou Português da Galiza para a elaboração de uma acção e mensagem unitária, a nossa organização decidiu:
1. Apoiar e convocar a todas as pessoas comprometidas com a língua à manifestação da Mesa, sob o lema Pelo direito a vivermos em galego, e à manifestação da AGAL sob o lema A Nossa Língua é Internacional.
2. Apoiar e chamar a todas as pessoas comprometidas com a língua a aderirem o Manifesto da Associaçom Galega da Língua A Nossa língua é Internacional
3. Chamar a atenção dos diferentes colectivos que defendem a nossa língua nacional, o Galego ou Português da Galiza, para que nesta ocasião apoiem estes actos e em futuras ocasiões trabalhemos neste caminho todos unidos e não percamos a perspectiva do que estamos a realizar: construir um projecto de futuro e normalidade para a língua que nos une, entre nós e com o mundo.
Por último, não pouparemos em esforços para exigir aos representantes políticos que tomem a sério as suas responsabilidades com os temas da língua e dos seus utentes, avancem na Recepção das Rádios e Televisões Portuguesas na Galiza sem pretextos, eliminem toda a discriminação às entidades e pessoas que não utilizam grafias espanholas e promovam e utilizem um registo de língua galego, culto e de qualidade.
Conselho do MDL
http://mdl-galiza.org/content/view/388/