Esta Semana Fantástica que decorre entre duas "Patrias" (sic), a monolítica do "18 de Julio" e a bipolar do "25 de Xullo", dia do Patrono da España e da Galiza simultaneamente (cousas veredes), é um bom momento para escutarmos velhas palavras, mas de grande actualidade sociolinguística, cultural, política e até bélica.
19 Julho 2007
O lugar web Versão Original, mercê à amabilidade de Eduardo Sanches Maragoto e de Jesus Sanches Loira, oferece a gravação de uma palestra de António Gil Hernández aquando da apresentação da Associação Reintegracionista "Arco" de Carinho. A comunicação teve lugar no 9 de Fevereiro de 1991 (já choveu!), e dura uns 31 minutos 51 segundos. Infelizmente, o colóquio não está registado. A qualidade da gravação é excelente.
O evento acha-se em: http://www.udc.es/dep/lx/cac/vo/19910209L , e pode ser escutado ou descarregado em formato MP3 em três qualidades. (Para a descarga de arquivos pesados, a propósito, recomenda-se um programa gratuíto como FlashGet em http://www.flashget.com/ ).
Irá havendo mais. E, como sempre, muito obrigado pola sua visita e polos seus contributos,
Versão Original
http://www.udc.es/dep/lx/cac/vo
======
"Nunca uma instituição espanhola vai normalizar Galiza como Galiza. Normalizará Galiza como "España" exclusivamente e exclusoramente, até ao ponto de que antes ou depois Galiza deixará de ser Galiza em galego, se continua esperando a salvação das instituições espanholas." -- António Gil Hernández, 9 Fevereiro 1991.